sexta-feira, 16 de março de 2012


BAALBEK - LÍBANO


O Líbano, país pequenino com pouco mais de 10.000 km2, encravado no Oriente Médio, em zona conflituosa desde há muito, reserva boas surpresas a seus visitantes.


A capital é uma cidade alegre, com uma vida noturna intensa e vem tentando se recuperar das guerras que assolaram o país em um passado recente.

Dentro de um território tão pequeno, é espantosa a variedade de atrações que se oferecem aos turistas.

Um litoral belíssimo, banhado pelo Mar Mediterrâneo, montanhas nevadas e muita história, espalhada em todos os lugares, podendo se fazer referência às cidades de Tiro – onde há ruínas em profusão -, Sidon, Biblos e outros lugares que merecem uma visita, como a Harissa e a tumba do escritor Gibran.

Mas o lugar que mais nos impressionou foi Baalbek, cidade localizada no Vale do Bekaa, mais especificamente a cidade antiga, que se compõe de ruínas do período greco-romano, e que é patrimônio mundial.
A cidade fica a uma distância aproximada de 90 km da capital, Beirute, tendo o nosso deslocamento sido feito de carro, contemplando lindas montanhas cobertas de neve, já que viajamos no inverno. As estradas são sinuosas, com alguns trechos precários, lembrando certas estradas do nosso Brasil.

Chegando lá, a grandiosidade dos monumentos impressiona!

Baalbek, segundo os registros, foi uma cidade fenícia, onde se cultuava o deus Baal – lembram das aulas de história? -, deus das tempestades e da chuva, passando posteriormente a ser chamada de Heliópolis, que quer dizer Cidade do Sol.

Atualmente, é possível a visitação ao complexo de três templos da época romana, dedicados aos deuses Baco, Júpiter e Vênus.

O templo que está em melhor estado é o de Baco, com arquitetura peculiar, sendo possível entrar e apreciar os detalhes da decoração, de entalhes, que descrevem o culto àquele deus. Foi-nos informado pelo guia que a Igreja da Madalena em Paris teve inspiração neste templo.


Por sua vez, do templo de Júpiter somente restaram seis colunas enormes de granito, com 22 m de altura e 2,20 m de diâmetro, constando que, originalmente, existiam doze destas colunas.


Ainda existem resquícios do templo de Vênus, que tinha planta original circular.


O que ainda se vê de Baalbek resistiu a vários terremotos, sendo que o ocorrido em 1759 causou o desmoronamento de três das nove colunas ainda existentes na época no templo de Júpiter.

A impressão causada pela grandiosidade é enorme! Curioso imaginar como seria aquela cidade em seu pleno esplendor!

Para percorrer as ruínas, tivemos o acompanhamento de um guia libanês contratado no local mesmo, que morou por muitos anos no Brasil, falando consideravelmente bem o nosso idioma, o que facilitou a compreensão sobre os lugares e detalhes do local.

Atualmente, no verão, ocorre nas ruínas o Festival Internacional de Baalbek, evento cultural, onde se apresentam artistas do mundo inteiro.


E, ao retornar, na estrada, ainda fomos presenteados com este pôr do sol!!

Um comentário:

  1. Eu amoo Líbano , sou filha e neta de libanês e realmente estes lugares são maravilhosos! BaalbeK grava uma história de filme e a beleza do que sobrou ainda é espetacular! Tem muitas outras coisas pra se ver como uma das 7 novas maravilhas como a Gruta de Jetta Ou a casa dos apóstolos Pedro e Paula nas montanhas entre tantas outras coisas! Obra de Deus mesmo!

    ResponderExcluir