sexta-feira, 2 de março de 2012


CHATEAU VAUX-LE-VICOMTE - FRANÇA


Como todos sabem, são muitos os castelos da Europa, existindo roteiros que se dedicam à exploração de várias destas propriedades.

Um destes castelos, que ainda não é tão intensamente visitado, apesar de estar pertinho de Paris – somente cerca de 50 quilômetros – tem uma história absolutamente interessante e é belíssimo, muito bem cuidado e permite ao visitante fazer a visita com tranquilidade, sem aquela infinidade de turistas falando em todos os idiomas. Na realidade, na primeira vez em que fomos a este castelo, não havia outros visitantes; e na segunda vez somente umas poucas pessoas.



Mas, definitivamente, isto não quer dizer que o Castelo de Vaux-le-Vicomte não seja interessante. Pelo contrário!! Inclusive foi utilizado em diversas produções cinematográficas, como O Homem da Máscara de Ferro e Maria Antonieta.

O castelo, de propriedade do superintendente de finanças do Rei Luís XIV, Nicolas Fouquet, foi lindamente construído em estilo barroco, sob a responsabilidade do arquiteto Vau, o pintor Le Brun e o paisagista Le Nôtre, os mesmos que posteriormente, por ordem do rei, construíram o Castelo de Versalhes, dizem que motivado pela inveja...



O fato mais relevante da história do castelo ocorreu no dia 17 de agosto de 1661, quando Fouquet deu uma festa para receber o rei Luís XIV e sua corte, celebrando o final dos trabalhos de melhorias realizado do castelo, cuja beleza deslumbrou a todos. Nesta festa de inauguração, foi apresentado um espetáculo de Moliére e, ao final, um festival de fogos de artifício. Diz-se que, a partir de então, este foi o modelo utilizado para as festas reais futuras.



Conta-se que o rei, antes da realização da festa, já tinha a intenção de prender Fouquet, o que ocorreu em setembro do mesmo ano (a ordem de prisão foi cumprida por D’Artagnan), com a sua condenação à prisão, onde permaneceu por longos anos. Há versões que defendem que era Fouquet o prisioneiro conhecido como Máscara de Ferro.

Bom, feita esta alusão à história do castelo, vamos aos detalhes práticos!

Para chegar ao castelo, preferimos contratar uma van, porque viajamos com diversos amigos, o que facilitou o acesso, já que, de outra forma, seria preciso pegar um trem e depois uma navette, dependendo do horário, até lá. Na primeira visita, o guia que nos levou era um tanto apressado e nos deixou com gosto de “quero mais”. Daí o retorno ocorrido em outra viagem, sendo que, nesta segunda, contratamos em Paris o guia Luiz, que nos transportou ao castelo, onde ficamos com muito mais tranquilidade para explorar a sua beleza.

A estrada no trecho chegando ao castelo é bonita, como mostra a foto que tiramos no caminho.



 Um detalhe interessante é que, ao entrar no castelo, é possível aos visitantes alugar trajes de época, para entrar no clima mais rápido... Quando fomos, algumas crianças estavam sendo vestidas com estas roupas. Estavam lindas!!

O castelo é muito bem cuidado, com um museu de carruagens logo na entrada e, em seguida, entramos diretamente em seus jardins simétricos, com diversos lagos e fontes. Estava um pouco frio, com uma chuvinha fina, mas deu para passear e explorar o local, além de capturar belas fotos.



 Dentro do castelo, chama a atenção o grande salão, em formato oval, o que não é muito usual.



 Também existem ambientes com manequins vestidos com roupas de época, reproduzindo os bailes e os trabalhos da cozinha do passado, o que não deixa de dar uma sensação estranha...


Também é possível subir ao domo, por um caminho labiríntico e uma escadinha bem íngreme, mas a vista dos jardins de lá vale a pena!!! Tiramos várias fotos da paisagem que circunda o castelo.


 Por fim, na saída, mais uma boa surpresa, porque existe uma loja de souvenirs, que não é como as outras. São produtos de bom gosto e de boa qualidade, inclusive de decoração. Para quem gosta de comprar, é ótimo!!

Saímos com a impressão que tínhamos voltado no tempo, com o sabor daquela época!!

Um comentário:

  1. Uma resenha tão caprichada que com certeza já vou anotar para uma próxima viagem à França!! Adorei as fotos belissímas!!

    ResponderExcluir