quarta-feira, 20 de junho de 2012


CHAPADA DIAMANTINA – BAHIA – BRASIL – PARTE IV

 Este é o último post da parte inicial sobre as trilhas da Chapada Diamantina, tratando da aventura que foi para chegar até a Cachoeira da Fumaça.
Saímos da cidade de Lençóis por volta de 8:00 horas em busca do Vale do Capão que fica no município de Palmeiras. A viagem, entre asfalto e estrada de terra, dura mais ou menos uma hora e meia, passando por uma ponte de madeira daquelas de muito antigamente.


A trilha mais conhecida é aquela que fizemos, para chegar à famosa Cachoeira da Fumaça, que tem este nome porque a água vaporiza no ar antes de chegar ao solo, em uma queda d'água de 340 metros. Dizem que é a maior do Brasil e a quinta do mundo!

São seis quilômetros de caminhada, que se inicia na Associação dos Condutores, ainda no Vale. A partir daí haja fôlego para encarar a subida de mais ou menos mil metros até chegar ao destino.

O percurso tem a duração aproximada de duas horas para chegar à cachoeira e outro tanto para voltar. Ficou um pouco mais pesada, porque chovia e fazia frio, dificultando a subida nas pedras molhadas e aumentando o perigo, mas deu tudo certo!


Mas o trajeto é realmente belíssimo, com paisagens de tirar o fôlego e belos exemplares da flora do local!



Passamos pela Floresta dos Duendes até chegar ao ponto em que a Cachoeira da Fumaça é avistada. Realmente linda! Os aventureiros se debruçam sobre o penhasco para admirar a queda d’água.





Lá em cima, um fato chamou a atenção. Um senhor sobe todos os dias para vender pastéis de palmito de jaca, com todo o material, o que quer dizer que ele faz aquele trajeto com uma carga bem grande e pesada, para ganhar o seu pão!


Depois de admirar a paisagem, mais duas horas para voltar, uma descida tortuosa e bem difícil, mas chegamos sãos e salvos! E felizes por vencer o desafio!

Um comentário:

  1. parabéns, GOSTEI.Porém,algo me chamou muito atenção...os pasteis de "palmito de jaca"...nunca ouvi falar...vivendo e aprendendo, ou melhor, lendo e aprendendo.

    ResponderExcluir