segunda-feira, 29 de outubro de 2012


SEVILHA - ESPANHA

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha, situada na região da Andaluzia, não se tendo noção da data de sua fundação; existem indícios de que remontaria do século XIII aC, com o nome de Hispal, sendo que, depois de diversas ocupações (pelos romanos, visigodos e mouros), passou a ter o nome atual.

Na época da dominação árabe, foram construídos grandes monumentos, como a Giralda, o Alcázar e a Igreja de São Marcos, com a sua reconquista pelos cristãos em 1248.
 

Muito depois, com o descobrimento das Américas, passou a ser um dos principais portos, com a contratação de viagens e controle das riquezas que vinham do novo continente, época em que a cidade cresceu e chegou a ser a maior cidade espanhola, com mais de 100.000 habitantes, o que propiciou o desenvolvimento das artes e arquitetura.

Já no século XX, Sevilha foi sede da Exposição Iberoamericana, que ocorreu em 1929, sendo que o marco mais importante acerca deste evento é a monumental Praça de Espanha, com homenagem a cada uma das regiões do país.


O local é muito visitado pelos turistas, que se encantam com sua arquitetura grandiosa e com o lago, onde podem alugar barcos. Também merece tempo o Parque Maria Luisa, que cerca o monumento.
 


Em 1992 ocorreu em Sevilha a Expo’92, tendo sido construídas instalações específicas para o evento, em estilo moderno, que foram transformadas em parque tecnológico, além do parque temático Isla Mágica, o que se pode apreciar às margens do Rio Guadalquivir.
 

No centro Histórico, está a catedral, que foi construída no lugar da mesquita, em estilo gótico, contando com cinquenta capelas e cinco naves. Foi mantido o minarete da mesquita, a famosa Giralda, como campanário, que se transformou no símbolo da cidade.
 
 
É imperdível a subida à torre, apesar de cansativa, mas a vista compensa o esforço!
 

Tivemos sorte porque, ao visitar a catedral, deparamo-nos com um casamento e assistimos a saída dos noivos, com um grupo de músicos de uma tuna fazendo sua apresentação e homenagem! Inesquecível!

Vale a pena se perder nas ruelas do bairro de Santa Cruz, a “judería”, local onde antigamente viviam os judeus; trata-se de uma intrincada profusão de ruelas, onde os carros não chegam, com pracinhas que brotam do encontro delas, onde onde existem muitos bares e restaurantes.


Às margens do Guadalquivir, fica a Torre del Oro, em estilo mourisco, assim chamada porque era onde ficava guardado o outro trazido no novo mundo depois do descobrimento da América.
 

La bem pertinho, fica a Maestranza, um dos ícones das touradas na Espanha.


Para quem quer descansar e, ao mesmo tempo, ver mais do skyline da cidade, basta fazer um cruzeiro, que sai das proximidades da Torre del Oro, onde dá para ver muitas das atrações, como o bairro de Triana, que foi o bairro cigano, onde era dançado o flamenco, existindo atualmente muitos bares e restaurantes; o bairro também é conhecido por suas cerâmicas e azulejos.


Sevilha é uma cidade efervescente, que tem muitas outras atrações e uma noite para lá de animada!

Um comentário:

  1. Amiga, so' tenho que cumprimenta'-la. As fotos do blog estao belissimas!! Ja' estou louca pra conhecer Sevilha!!...

    ResponderExcluir