quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


PORTO - PORTUGAL
 

A cidade do Porto está localizada no norte de Portugal e é a segunda maior do país.

Foi fundada pelos romanos, tendo sido batizada de Portus, sendo que, do outro lado do rio existiu a cidade de Cale, nomes que terminaram por se unir para indicar a região e deu origem ao nome do país.
Porto tem uma belíssima arquitetura, com pequenas ruas estreitas e muitas ladeiras, que lhe dão um charme todo especial. Perfeita para ser explorada a pé e com um ótimo condicionamento físico!


Bom, se não for bem assim, a cidade é dotada de transporte público eficiente, com metrô, ônibus e bondes, inclusive um funicular que leva da Ribeira até as proximidades do centro histórico, poupando uma subida bem cansativa.

A Catedral da Sé remonta aos séculs XII e XIII, uma construção imponente, que foi alterada arquitetonicamente em várias ocasiões e merece uma visita demorada. A vista da praça que circunda a catedral é belíssima, vendo-se ao longe (nem tão longe assim) a Torre dos Clérigos, situada na igreja do mesmo nome!

 
A partir daí, dá para explorar a pé o centro, que é patrimônio da humanidade, valendo a pena a visita à Estação São Bento de trens, que, antigamente, era um convento, com lindas peças de azulejaria que mostram os transportes da época, cenas históricas e festas.


 
No centro, a Avenida dos Aliados chama a atenção pela beleza dos edifícios!


 
O bairro da Ribeira, às margens do Rio Douro é composto de ruelas sinuosas, com arcadas, com grande número de restaurantes, onde se pode somente andar, mas existem algumas atrações imperdíveis como a igreja de São Francisco, que teve a construção iniciada no Século XIV, que chama a atenção pela quantidade de ouro que recobre seu interior e onde está a Árvore de Jessé, em madeira esculpida, que trata da ligação de José com o pai do Rei Davi (é proibido tirar fotografias do interior da igreja).

 
Pode-se atravessar o rio tanto pela ponte inferior, onde transitam os veículos, como pela superior, destinada exclusivamente aos trens (e pedestres), sendo que, nesta, a vista é espetacular, tanto do lado de Vila Nova de Gaia quanto do Porto!


 
Do lado de Vila Nova de Gaia ficam as caves de vinho do Porto, onde são feitas as degustações, com uma sucessão de galpões e armazéns, alguns deles hoje transformados em apartamentos com a lindíssima visão do lado do Porto.
 
 

Deste lado é possível subir de teleférico, chegando às proximidades do Mosteiro da Serra do Pilar, com uma igreja circular, de onde se tem uma visão panorâmica do rio, da cidade antiga e dos armazéns!
 
 
 
Mas, além de tudo isto, ainda há muito mais, o que demanda um retorno rápido!

Um comentário:

  1. que bom que estão de volta, já era tempo. Vieram com muita força e vitalidade, com dois belos posts europeus e que , na minha opniao, estão fora do grande circuito dos turistas de primeira viagem, porém são cidades belissimas e que, tanto servilha quanto a cidade do porto guardam um acervo histórico de relevante importância e que foi demostrado brilhantemente... no post...parabéns

    ResponderExcluir