domingo, 11 de agosto de 2013

Lisboa com Fernando Pessoa - Itinerário 1 - Parte II

Seguindo o trajeto iniciado na Parte I do Itinerário 1, sugerido por Fernando Pessoa:
Depois de descer do elevador, caminhamos um pouquinho e chegamos à Praça do Rossio, sendo seu nome Dom Pedro IV, que vem a ser o nosso D. Pedro I, um espaço largo, onde ocorrem as grandes manifestações na cidade.

 
Dizem que a estátua que está no centro da praça não é de D. Pedro, mas do Imperador Maximiliano do México, não se sabe por qual razão. Também dizem que isto é lenda!
 
 
Alguns lugares mais tradicionais de Lisboa estão situados na praça, como o Café Nicola e a Pastelaria Suíça, onde se reuniam grandes nomes da literatura, como Bocage.

 
Ao fundo, está o Teatro Nacional D. Maria II, inaugurado em 13 de abril de 1846, durante as comemorações do aniversário da princesa, motivo porque leva o seu nome. O teatro foi construído sobre os escombros da antiga sede da Inquisição.
 
Bem próximo daí está a Igreja de São Domingos, que, apesar de não ter sido citada no roteiro de Fernando Pessoa, tem grande importância, porque nela eram realizadas as cerimônias reais, como casamentos, enterros e batizados. A igreja foi praticamente destruída por um incêndio e reaberta ainda apresentando as suas marcas.
 
A Estação do Rossio está em um belíssimo prédio em estilo manuelino, chamando a atenção com os seus arcos em forma de ferradura, estando em pleno funcionamento, inclusive com a linha de trem que liga Lisboa a Sintra.



 
A Praça da Figueira é uma balbúrdia de ônibus e elétricos, tendo em seu centro uma estátua de D. João I, com cafés e restaurantes.

 
Ali está instalada a tradicional Confeitaria Nacional, com uma seleção de doces que é a perdição dos aficcionados.
 
Também fica nesta praça o Hospital de Bonecas, que conserta e vende bonecas desde 1830, e encanta com suas vitrines cheia de brinquedos de sonho e miniaturas espetaculares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário