quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lisboa com Fernando Pessoa - Itinerário 1 - Parte I

 
O primeiro itinerário proposto por Fernando Pessoa e que consta do livro de João Correia Filho é chamado Terra à Vista, porque a maioria dos viajantes chegava a Lisboa por mar e, em consequência, desembarcava no icônico Rio Tejo, palco da história de Portugal e, por consequência, do Brasil.

 
A primeira atração listada é a Câmara Municipal, considerada por Fernando Pessoa como um dos mais belos edifícios de Lisboa, que tem grandes colunas e, na sua frente, um pelourinho. Em 1910 foi proclamada a República da varanda do edifício.

 
Caminhando uns poucos passos, chega-se à Praça do Comércio, que é conhecida como Terreiro do Paço, porque abrigou o palácio real por 400 anos, sendo símbolo da reforma feita pelo Marquês de Pombal depois do grande terremoto que assolou e praticamente destruiu Lisboa.
 
No centro da praça existe uma estátua equestre em bronze do Rei José I.

 
Grandiosa a praça, com um enorme arco do triunfo, onde está o Supremo Tribunal de Justiça, com numerosos cafés, galerias e turistas circulando. Em outras épocas, ali ocorreram cortejos de reis e rainhas, inclusive, o assassinato do Rei Carlos I e de seu filho Luís Felipe.
Depois de atravessar a praça, admirando a sua arquitetura, é hora de um pit stop, que pode ser feito no Café Martinho da Arcada, fundado em 1782, e considerado o café mais antigo de Lisboa, frequentado por Fernando Pessoa, que tinha mesa cativa e que é preservada até hoje.
 
Quando nos viu com o livro que falamos no post anterior, o atendente nos trouxe o folder do estabelecimento e nos presenteou com uma foto de Fernando Pessoa, que reproduzimos a seguir.
 
Saindo do café, seguimos pela Rua Augusta, essencialmente comercial, apreciando as vitrines, os cafés espalhados pela calçada (afinal, é verão!) e chegamos até o Elevador do Carmo, mais conhecido como Santa Justa, que leva da Baixa até o Largo do Carmo.


 
O elevador tem 45 metros de altura, equivalendo a um prédio de 15 andares. Além de sua arquitetura lindíssima, o entorno é de tirar o fôlego!

 
Uma fila bem razoável e subimos nós no elevador em estilo neogótico criado pelo português de origem francesa Raoul Mesnier Du Ponsard para admirar uma das vistas mais espetaculares de Lisboa, mais bonita ainda sob a luz do verão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário